CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GRUPO CORAL OS CARDADORES NO MUSEU DA RURALIDADE

No dia 4 de Novembro, o Grupo Coral e Etnográfico Os Cardadores, realiza um ensaio aberto ao público. Integrado na iniciativa Ensaios de Cante no Museu, alguns corais do concelho de Castro Verde irão dinamizar o espaço da taberna do Museu da Ruralidade de Entradas, até ao final do mês de Novembro.
Segundo a organização"mais do que dar a conhecer o repertório de cada coral, serão também uma oportunidade excepcional para perceber como decorre todo o processo de aprendizagem de uma moda".
Venha então conhecer como cantam a moda as gentes do Monte da Sete já na próxima sexta-feira pelas 21h.


Conheça aqui a restante programação desta iniciativa.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VIOLA CAMPANIÇA E A CANTADEIRA EM LENZBURG - SUIÇA

É já no próximo sábado, dia 29, que o Grupo Desportivo e Cultural Português de Lenzburg acolhe o espetáculo Viola Campaniça e a Cantadeira, integrado na comemoração do 26.º aniversário daquela associação.

Nesta apresentação junto à comunidade portuguesa residente no cantão Suiço de Aargau, Pedro Mestre e Ana Valadas evocam as sonoridades do Baixo-Alentejo, interpretando modas do cancioneiro campaniço acompanhados do som inconfundível da Viola Campaniça.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

GRUPO CORAL OS CARDADORES PARTICIPA NO 9.º ANIVERSÁRIO DO GRUPO CORAL "AS ATABUAS"

No próximo dia 22, o Coral "As Atabuas" de São Marcos da Atabueira festeja o seu 9.º aniversário e para o celebrar realizam um Encontro de Grupos Corais. Entre outros grupos estará presente o Grupo Coral e Etnográfico Os Cardadores da Aldeia da Sete.
A festa começa às 16h30 e terá lugar no Centro Cultural de S. Marcos da Atabueira.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

GRUPO DE VIOLAS CAMPANIÇAS NA FEIRA DE CASTRO

Cumpriu-se a tradição, a Viola Campaniça ouviu-se mais uma vez na Feira de Castro.
O espetáculo do Grupo de Violas Campaniças marcou o arranque da feira e enquanto lá fora se montavam bancas e tendas, no interior do Cineteatro Municipal de Castro Verde, ouviram-se os sons da tradição num espetáculo que foi também de homenagem ao Mestre Francisco António.

Veja o vídeo do tema Andorinha captado pela câmara do Sr. José Júlio Herdeiro.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CANTE NAS ESCOLAS - SERPA

Já esta disponível no canal do youtube da Viola Campaniça Produções Culturais um novo vídeo do Projecto Cante nas Escolas do concelho de Serpa.
O projeto que surgiu com o objetivo de motivar e incentivar as novas gerações para a música tradicional, está a ser desenvolvido no Município de Serpa desde o ano letivo de 2009/2010 e destina-se aos alunos do ensino básico do 1º ciclo. Da responsabilidade da autarquia e dinamizado por Pedro Mestre e Armando Torrão com a colaboração dos professores do departamento curricular do 1ºciclo.
Veja como decorreu  esta aula dos alunos do 4º ano da turma 3-E do Pólo 3 da cidade de Serpa.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

GRUPO DE VIOLAS CAMPANIÇAS NA RÁDIO OURIQUE

Amanhã, terça-feira dia 11 de Outubro, o Grupo de Violas Campaniças desloca-se à Rádio Ourique para cantar ao vivo alguns temas do seu repertório no programa Alma d'um Povo de José Manuel Bento.
Oiça a sua atuação amanhã às 21h30 em 94.2 FM.
Recorde neste video a participação do Grupo de Violas Campaniças na edição de 2010 da Planície Mediterrânica.

FEIRA DE CASTRO 2011 - GRUPO DE VIOLAS CAMPANIÇAS

Já ai está mais uma Feira de Castro!
Espaço de venda de mercadorias, de convívio e de encontro, a última grande feira do Sul continua a exercer um enorme fascínio sobre as gentes campaniças.
E porque esta é uma feira de tradições não poderão faltar o Cante, o Despique, o Baldão e claro a Viola Campaniça.
No dia 14 de Outubro pelas 21h30, o Grupo de Violas Campaniças apresenta-se no Cineteatro de Castro Verde no espetáculo que dá as boas-vindas de mais uma edição da feira de Castro.
No dia 15 de Outubro Pedro Mestre junta-se aos tocadores de Campaniça que animaram o XXI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão. Retomando uma antiga tradição e numa organização da Cortiçol, os cantadores de baldão e despique reúnem-se num animado serão de Cante e Viola Campaniça na Associação de Caçadores das Sesmarias (antiga Taberna do Bravo) pelas 21h.   

Consulte o programa da Feira aqui.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

I ENCONTRO DE TOCADORES DE VIOLA CAMPANIÇA 2009

Recordamos aqui o I Encontro de Tocadores de Viola Campaniça – Conversas, Oficinas, Espetáculo que decorreu em Castro Verde no dia 28 de Março de 2009.


Com o objetivo de valorizar e preservar a Viola Campaniça, a Associação de Cante Alentejano – Os Cardadores, promoveu o “I Encontro de Tocadores de Viola Campaniça – Conversas, Oficinas, Espetáculo”.
Uma parceria daViola Campaniça Produções Culturais e da Câmara Municipal de Castro Verde, que contou com cerca de 80 participantes, entre os quais 30 tocadores de viola campaniça.
O programa integrou o Seminário “Conversas sobre Viola Campaniça” no qual participaram: Pedro Mestre (Presidente da ACA – Os Cardadores), Dr. Paulo Nascimento (Vereador da Cultura do Município de Castro Verde), Dr. Miguel Rego (Técnico Superior do Município de Castro Verde), Dr. José Alberto Sardinha (etnomusicólogo) e Dr. José Francisco Colaço (Cortiçol).
Decorreram durante a tarde Oficinas de Toque de Viola Campaniça, onde se ensinaram técnicas de toque e repertório Campaniço que mais tarde foi executado no espetáculo final. Este contou com a participação dos grupos: “ Grupo Viola Campaniça”, “Sons do Vagar”, “Moderniça”, “Grupo de Cante Juvenil de Almodôvar”, “Modas á Campaniça”, “4quatro ao Sul”, “Cantares da Serra de São Martinho” e "Grupo Viola Campaniça de São Martinho".
A alegria e a boa disposição entre tocadores e público foram notas dominantes neste encontro.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

RECOLHAS DE PEDRO MESTRE

Já está disponível no canal do youtube daViola Campaniça Produções Culturais ,  o mais recente video da Coleção Recolhas de Pedro Mestre.
Desta vez, uma recolha levada a cabo no Monte das Figueiras (Almodôvar) que mostra Cantes a Despique e Baldão.