CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PEDRO MESTRE NO PROGRAMA O POVO QUE AINDA CANTA


No passado dia 26 de abril 2014, Pedro Mestre foi o convidado do programa de Tiago Pereira, O Povo Que Ainda Canta, transmitido na Antena 1, ao Sábado ás 06h08 com repetição às 15h08. 
 
Oiça aqui o programa.
 
 

CANTE NAS ESCOLAS EM DESTAQUE NO DIÁRIO DO ALENTEJO

Passaram sete anos, desde que foi implementado no 1ºCiclo, o projeto "Cante nas Escolas", tendo como mentor e impulsionador Pedro Mestre, que desde sempre acreditou que "levar o cante á escola", seria uma boa alternativa para a transmissão da nossa tradição musical ás novas gerações, procurando responder a uma questão pertinente e inquietante: "Como se perspetiva o  Cante no futuro?"
Tendo em conta que atualmente vivemos numa sociedade, em que os laços familiares e de vizinhança se tendem a perder, a escola assume assim um papel relevante na educação dos mais novos, incluindo o ensino das nossas tradições.
 
O projeto foi implementado primeiramente no concelho de Almodôvar (2007), seguindo-se Serpa e Ourique (2009), pelo qual já passaram cerca de 700 crianças. Há que salientar que as autarquias e agrupamentos de Escolas, têm assumido um papel importante, uma vez que são entidades promotoras, que desde sempre acreditam no nosso trabalho, bem como os encarregados de educação e demais comunidade escolar e local.

Este projeto tem ganho destaque na comunicação social e redes sociais,  motivando que outros projetos de ensino de cante tradicional alentejano, em ambiente escolar, fossem implementados por outros municípios e agrupamentos de escolas, tais como, Vidigueira, Mourão, Castro Verde, entre outros.

Diário do Alentejo, realizou recentemente um documentário sobre o "Cante nas Escolas" no concelho de Serpa, onde as aulas são dinamizadas por Pedro Mestre e Armando Torrão, com a colaboração dos docentes do Departamento Curricular do 1ºCiclo.



 Fonte: Diário do Alentejo TV
 Documentário de José Gonçalo/ Imagens de José Ferrolho e José Gonçalo

Podemos dizer que este projeto é já uma aposta ganha e que o Cante continua para além da sala de aula.
Depois de saírem do 1ºCiclo, as crianças têm mostrado interesse em continuar a aprender o cante e seus alicerces. Neste sentido, surgiu o "Grupo Coral Juvenil de Almodôvar" (atualmente extinto) e o "Grupo Coral de Cante Juvenil de Vila Nova de São Bento".

Alguns alunos e ex-alunos integram igualmente Grupos Corais da região, contribuindo para a sua renovação.
Os Grupos Corais assumem aqui um papel importante, os quais devem acolher com entusiamo  esta nova geração de cantadores, pois são eles o futuro do cante.

A Tradição não se esgota em si mesmo, a sua preservação passa pela transmissão do saber. Neste âmbito, devemos continuar a criar mecanismos e estratégias, para que possamos ir ao encontro do nosso objetivo principal, a preservação e divulgação do Cante Alentejano. Para o efeito, é necessário reunir esforços, para que se "cante a uma só voz".

Bem hajam todos aqueles que têm contribuído para a salvaguarda do Cante Alentejano em particular, bem como da nossa cultura musical em geral.

terça-feira, 8 de abril de 2014

CAMPANIÇA TRIO AO VIVO NA FNAC

No próximo domingo (13 de abril 2014), o Campaniça Trio irá rumar até Lisboa, para um showcase na FNAC do Fórum Almada e Vasco da Gama, pelas 16h e 19h respetivamente.
Fica aqui o convite para todos os amantes da música tradicional.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

GRUPO CORAL E ETNOGRÁFICO OS CARDADORES | FESTIVAL DO PETISCO |BEJA

A cidade de Beja recebe no próximo fim-de-semana (04, 05, 6 de abril 2014) a segunda edição do Festival do Petisco, numa organização do NERBE/AEBAL, Alentejo XXI e Turismo do Alentejo.

Festival do Petisco pretende explorar o universo dos petiscos, promovendo e valorizando igualmente o que lhes está associado: a bebida, o pão, os acompanhamentos, e também as sobremesas.
 
De entre várias iniciativas e atividades levadas a cabo neste festival, o Cante Alentejano irá estar em destaque, pela mão dos Grupos Corais da região. Neste âmbito o Grupo Coral e Etnográfico Os Cardadores, irá subir ao palco no dia 05 de abril (sábado) pelas 17h.