Cumpre-se a tradição e os Cantes ao Menino irão fazer-se ouvir em Castro Verde. No dia 30 de Dezembro, pelas 20h30 irá decorrer um tradicional Cante ao Menino, Janeiras e Reis na igreja de Santa Bárbara de Padrões, com a participação dos grupos: Grupo Coral Misto da ACA- Os Cardadores, Grupo Coral "Os Ceifeiros" de Cuba e Grupo Coral "Os Camponeses" de Vale de Vargo. A organização é da Câmara Municipal de Castro Verde e da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões, com a colaboração da ACA - OS Cardadores. ![]() Mais informação aqui. |
CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
CANTE AO MENINO EM SANTA BÁRBARA DE PADRÕES
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
4uatroAoSul - CONCERTO DE NATAL EM ODEMIRA
A marcar aquela que foi a primeira noite do inverno, o Cine-Teatro Camacho Costa em Odemira acolheu ontem à noite, o espectáculo de Natal dos 4uatroAoSul. Ouviram-se os cantes tradicionais da quadra natalícia, os sons da viola Campaniça, dos adufes, tambores de cordas e sarroncas com que tradicionalmente os cantadores acompanhavam estes cânticos. A noite passada foi de tradição em Odemira. |
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
CANTE AO MENINO, JANEIRAS E REIS EM SÃO MARCOS DA ATABUEIRA
A quadra assim o exige, canta-se ao Menino e aquece-se a noite com as vozes dos cantadores. Na próxima 6.ª feira, dia 23 de Dezembro, terá lugar um tradicional Cante ao Menino em S. Marcos da Atabueira, uma organização do Grupo Coral "As Atabuas" de S. Marcos da Atabueira e que reúne três grupos corais. Pelas 21h na Igreja de São Marcos da Atabueira não perca a oportunidade de escutar os cânticos da tradição popular que celebram a Natividade. |
4uatroAoSul EM CONCERTO
A Viola Campaniça Produções Culturais, no âmbito das festividades do ciclo do Natal, irá apresentar dois espetáculos dos 4uatroAoSul que evocam as mais genuínas tradições do cante polifónico do Alentejo. Cânticos que tradicionalmente e de forma espontânea aconteciam nas aldeias e vilas alentejanas a coberto da noite quando grupos de homens e mulheres saíam à rua para cantar, celebrando o ciclo da natividade.
Pedro Mestre, José Barros, Rui Vaz, e José Manuel David apresentam cânticos de Natal do cancioneiro tradicional Alentejano. Cânticos litúrgicos e populares à capela, alguns dos quais acompanhados à Viola Campaniça.
No dia 22 de Dezembro 2011 os 4uatroAoSul atuam, pelas 21h30, num concerto de Natal que se realiza no Cineteatro Camacho Costa em Odemira.
No dia 7 de janeiro de 2012, os 4uatroAoSul cantam os Reis e as Janeiras em Almodôvar, na Igreja Matriz de Santo Ildefonso, pelas 21h00.
Ambos os concertos são promovidos pelos respetivos municípios, Odemira e Almodôvar e têm entrada gratuita.
domingo, 18 de dezembro de 2011
3.º ANIVERSÁRIO DA VIOLA CAMPANIÇA PRODUÇÕES CULTURAIS
A Viola Campaniça Produções Culturais celebra hoje o seu 3.º aniversário. Foram 3 anos em prol da cultura Alentejana, do Cante a Vozes, da Viola Campaniça, da música e danças da nossa região. Movidos por uma paixão pelo Cante tradicional vamos continuar o nosso trabalho de promotores do Alentejo e das suas tradições musicais, levando a todo o mundo o Cante e a Viola Campaniça! |
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
VIOLAS CAMPANIÇAS NAS ONDAS DO ÉTER
A noite de ontem foi feita de cumplicidades entre os ouvintes do Programa Património da Rádio Castrense e o Grupo de Viola Campaniça. O toque da Viola Campaniça dedilhada por Pedro Mestre e as vozes das cantadeiras Ana Valadas, Lucinda Mestre e Evangelina Torres recordaram a todo o auditório da Rádio Castrense os temas da tradição.
|
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
4uatroAoSul A CANTAR O ALENTEJO
CD demudado em tudo
José Barros, José M. David, Pedro Mestre, Rui vaz
Quatro músicos e cantores com diversas experiências vividas no seio dos instrumentos e cantos tradicionais, juntaram-se num projeto musical em que a austeridade e o rigor são ferramentas fundamentais de trabalho
Neste Natal ofereça Tradição!
15€ (mais portes de envio)
Solicite-nos o envio do CD através do e-mail: violacampanicaproducoes@gmail.com
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
DANÇAS TRADICIONAIS DO ALENTEJO
A Viola Campaniça Produções Culturais , promove a recolha das mais genuínas tradições da região Campaniça.
Os bailes cantados são uma tradição das gentes campaniças. Com a modernidade caíram em desuso, mas hoje ressurgem para alegria não só daqueles que os dançaram algum dia, mas também de toda uma nova geração que os está a aprender.
Estes bailes não escolhiam local, todas as oportunidades eram aproveitadas, dançava-se num intervalo da ceifa, à noite na rua, à volta de um mastro, num celeiro ou casa particular.
Dançava-se ao som das modas, e estas por vezes eram acompanhadas por instrumentos como a concertina, a gaita de beiços ou a viola campaniça.
Fruto de um trabalho de recolha da VCP e da estreita colaboração com o coral As Papoilas da ACA - Os Cardadores. Partilhamos estas tradições com a investigadora Lia Marchi que as coligiu na obra Caderno de Danças do Alentejo.
Estes bailes não escolhiam local, todas as oportunidades eram aproveitadas, dançava-se num intervalo da ceifa, à noite na rua, à volta de um mastro, num celeiro ou casa particular.
Dançava-se ao som das modas, e estas por vezes eram acompanhadas por instrumentos como a concertina, a gaita de beiços ou a viola campaniça.
Fruto de um trabalho de recolha da VCP e da estreita colaboração com o coral As Papoilas da ACA - Os Cardadores. Partilhamos estas tradições com a investigadora Lia Marchi que as coligiu na obra Caderno de Danças do Alentejo.
Veja aqui a "Casaquinha" uma dança marcada, aqui interpretada por Pedro Mestre e Ana Valadas
Que é da casaquinha
Óli doli doli dó
Está toda rasgada
Ó purum pum pum
-
-
Já não vai à missa
Óli doli doli dó
Sem ser amanhada
Ó purum pum pum
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
GRUPO DE VIOLAS CAMPANIÇAS NO PROGRAMA "PATRIMÓNIO" DA RÁDIO CASTRENSE
|
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
VIOLA CAMPANIÇA NA CENTRAL FOLQUE - CENTRO GALEGO DE MÚSICA POPULAR
A Central Folque - Centro Galego de Música Popular, em Santiago de Compostela, recebe no próximo dia 17 de Dezembro, sábado pelas 12h, as sonoridades da Viola Campaniça de Pedro Mestre, integrado no evento Diários Sonoros, Retratos Musicais do Século XX que aquele centro promove.
Desbruçando-se sobre os trabalhos de recolha do etnomusicólogo corso, Michel Giacometti, desenvolvidos en território português a partir da década de 60.
Pela esta sessão foram convidados José Moças, da editora Tradissom responsável pela edição do Livro CD/DVD "Michel Giacometti - Filmografía Completa", Paulo Lima investigador e coordenador desta colectânea e ainda Pedro Mestre, tocador de Viola Campaniça e actual representante das sonoridades que Michel Giacometti recolheu no Alentejo nos anos 60.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
CD DO GRUPO CORAL E ETNOGRÁFICO "OS CARDADORES" DA SETE

Os homens da Sete homenageiam o antigo mister de cardar a lã, das ovelhas Campaniças, que depois as hábeis mãos das mulheres da Sete iriam tecer.
O seu reportório é rico em temas da tradição, cantam as modas de sempre, aquelas que animavam ceifas e outras longas jornadas de trabalho e que noite dentro se ouviam nas tabernas, feiras e romarias.
Neste Natal ofereça Tradição!
10€ (MAIS PORTES DE ENVIO)
4UATROAOSUL - ESPECTÁCULO DE NATAL NO CINE-TEATRO CAMACHO COSTA - ODEMIRA
Os 4uatroAoSul actuam no dia 22 de Dezembro, pelas 21.30h, num concerto de Natal que se realiza no Cineteatro Camacho Costa em Odemira.
Pedro Mestre, José Barros, Rui Vaz, e José Manuel David apresentam cânticos de Natal do cancioneiro tradicional Alentejano. Cantigos litúrgicos e populares à capela, alguns dos quais acompanhados à Viola Campaniça.
Este concerto de Natal é oferecido pela Câmara Municipal de Odemira e as entradas são gratuitas.
Consulte aqui a Agenda Cultural da Câmara Municipal de Odemira.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
CANTE ALENTEJANO A PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE
A Viola Campaniça Produções Culturais apoia a candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade. A VCPC recolhe, preserva e divulga o património imaterial associado ao cante e à viola Campaniça. Recolhemos as tradições à muito esquecidas e levamos aos palcos as vozes que cantam a cultura do Alentejo. Inovamos e estamos nas escolas onde ensinamos o cante aos mais novos, a sentir a valorizar as tradições dos seus antepassados. Junte-se a esta causa assinando a petição "Manifesto Cante a Património Imaterial da Humanidade" aqui: |
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
VIOLA CAMPANIÇA PRODUÇÕES CULTURAIS - I FESTIVAL INTERNACIONAL DE LICORES E AGUARDENTES TRADICIONAIS DE S. BARNABÉ
SARAU CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO AJUDA A SORRIR
Aqui estão algumas imagens captadas durante a actuação do Grupo de Violas Campaniças que decorreu em Almodôvar no passada dia 3 de Dezembro. |
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
GRUPO DE VIOLA CAMPANIÇA PARTICIPA NO DIA SOLIDÁRIO DA ASSOCIAÇÃO AJUDA A SORRIR
A Viola Campaniça Produções Culturais associa-se à ao Ano Europeu do Voluntariado 2011 e à Associação Ajuda a Sorrir de Almodôvar e integra o elenco artístico do Sarau Cultural promovido por esta associação. É já no próximo sábado dia 3 de Dezembro que o Grupo de Viola Campaniça actua pelas 21h30 na Escola EB2,3/S Dr. João de Brito Camacho na vila de Almodôvar. Junte-se a esta causa e participe! |
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
ESPECTÁCULO MULTICULTURAL "FESTEJOS DA TERRA" - I FESTIVAL DE LICORES E AGUARDENTES TRADICIONAIS EM S. BARNABÉ - ALMODÔVAR
Produzido pela Viola Campaniça Produções Culturais, o Espectáculo Multicultural "Festejos da Terra" é uma alegoria aos mais genuínos festejos populares que localmente e ciclicamente se celebram, festas do povo e para o povo que a tradição trouxe até nós.
Um elenco composto por doze artistas de Portugal, Brasil, Espanha e Cabo Verde trás a música e dança dos seus países de origem, num melting pot de culturas e tradições que une continentes e resulta numa festa contagiante de alegria e celebração.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

RASTOLHICE é sinónimo de alegria e boa disposição!
Ai está o novo CD do grupo RASTOLHICE onde poderá escutar o cancioneiro tradicional Alentejano e participar numa grande festa.
Neste Natal ofereça Tradição!
Solicite-nos o envio do CD atraves do e-mail: violacampanicaproducoes@gmail.com
CANTARES DO POVO PORTUGUÊS - CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL
Pedro Mestre e a Viola Campaniça integram o elenco artístico do espectáculo Cantares do Povo Português que se realiza no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, dia 26 de Novembro, sábado, pelas 21h30. Com a chancela de José Barros, foi produzido um espectáculo através do riquíssimo património que é o canto e a música tradicional portuguesa.
Em palco estarão Isabel Silvestre, 4uatroAoSul, Adufeiras de Monsanto, Grupo de Cantadores de Vila Nova de S. Bento, Pedro Jóia, Rui Júnior, Grupo Etnográfico MilRaízes, gaiteiros e pauliteiros, bem como vários pares de bailadores tradicionais.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011
CD demudado em tudo
José Barros, José M. David, Pedro Mestre, Rui vaz
Quatro músicos e cantores com diversas experiências vividas no seio dos instrumentos e cantos tradicionais, juntaram-se num projeto musical em que a austeridade e o rigor são ferramentas fundamentais de trabalho
Neste Natal ofereça Tradição!
15€ (mais portes de envio)
Solicite-nos o envio do CD atraves do e-mail: violacampanicaproducoes@gmail.com
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
RANCHO CORAL DA ACADEMIA SÉNIOR DE SERPA
A Academia Sénior de Serpa conta com aulas de Cante Alentejano no seu curriculum desde do inicio do ano lectivo de 2009-2010.
Pedro Mestre foi convidado para integrar o projecto e leccionar a disciplina de Cante, que num trabalho de recolha de modas tradicionais do concelho de Serpa e de ensaios semanais, resultou a dinamização do Rancho Coral da Academia.
Pedro Mestre foi convidado para integrar o projecto e leccionar a disciplina de Cante, que num trabalho de recolha de modas tradicionais do concelho de Serpa e de ensaios semanais, resultou a dinamização do Rancho Coral da Academia.
Criado em Fevereiro de 2010 o grupo é composto por 19 elementos, e aos alunos da Academia Sénior juntaram-se alguns outros elementos naturais de Serpa.
Entre outras participações este Rancho Coral integrou o Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa de 2011, trajando a rigor e representando as várias profissões/ofícios de outrora.
Subscrever:
Mensagens (Atom)