CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

quinta-feira, 22 de março de 2012

PEDRO MESTRE│UM CAMPANIÇO NO BRASIL


Pedro Mestre está prestes a retornar ao Brasil. Na bagagem leva a sua viola Campaniça e as modas Alentejanas que partilhará com o público brasileiro.
Não é a primeira vez que o faz,  aliás já é longa a lista de participações no curriculum do músico alentejano em terras de Vera Cruz.
A estreia ocorreu em 2004 como convidado internacional no I Festival de Trovadores e Repentistas do Sertão Central, um evento de grande projeção que reuniu 400 artistas e milhares de espectadores.
A  recetividade às sonoridades da viola Campaniça bem como às origens que partilha com a viola brasileira, nomeadamente a Caipira, resultaram nos  convites que se seguiram.
Logo em 2005 voltou aos grandes eventos de música do mundo do outro lado do Atlântico, participando no I Encontro - Mestres do Mundo que decorreu no Ceará.
No ano seguinte estabeleceu uma importante parceria com o violeiro brasileiro Chico Lobo.
No Encontro de Culturas que decorreu em Serpa, Chico Lobo convidou o tocador português a subir ao palco como convidado especial do seu espetáculo. A parceria foi bem acolhida pelo público e em setembro desse ano, Pedro Mestre foi convidado a participar nos espetáculos de Chico Lobo em Minas Gerais-Brasil.
O ano de 2007 consolidou a parceria, através da edição do CD “Encontro de Violas – Viola Campaniça & Viola Caipira”, cuja apresentação no Brasil contou com mais de uma dezena de espetáculos nos estado de São Paulo e Minas Gerais.
Em Portugal o lançamento ocorreu em 2008 e o público português foi brindado com apresentações que contaram com a participação dos velhos mestres de Pedro Mestre e Chico Lobo, Sr. Manuel Bento e Sr. Nelson Jacó respetivamente.


Neste mesmo ano retornaram ao Brasil participando no XX Festival de Folclore de Jequitibá (MG) e no “I Festival Internacional de Cultural Popular – Vozes de Mestres” (BH).
Em 2010 a Caixa Cultural do Brasil, convidou Pedro Mestre e Chico Lobo a participarem como oradores num seminário organizado no âmbito do Festival Voa Viola, salientado os aspetos socio-culturais da viola na música tradicional dos dois países.

Ao longo dos anos as parcerias entre os dois lados do Atlântico continuam perpetuando laços e gerando cumplicidades.
Dias 24 e 25 de março, o Teatro Arena no Rio de Janeiro acolhe o espetáculo Encontro de Violas.