CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CANTAM AS FILHAS DA ROSA

Cantam as filhas da Rosa é um documentário do realizador Tiago Pereira com Pedro Mestre, que incidindo sobre um instrumento tradicional do Alentejo - a Viola Campaniça - pretende uma consciencialização da opinião pública portuguesa quanto à existência e valor único do seu património imaterial.

Neste trabalho procura-se descobrir, recolher e transmitir a história da Viola Campaniça, bem como dar a conhecer as práticas musicais e os contextos sócio-culturais de que foi e é ainda protagonista. Fabricantes, estudiosos e tocadores (velhos, novos e re-inventores da tradição) são chamados a tomar parte na construção de um acervo audiovisual dedicado a este instrumento, que se pretende tão completo quanto possível.

Propõe-se no subtexto deste documentário contribuir para uma progressiva mudança na forma negativa como a cultura popular de raiz tradicional continua a ser pensada, dando a conhecer um universo muito mais rico e singular nas suas características do que o distante olhar urbano em geral pressupõe ou admite.


Consulte aqui o video para angariação de fundos para a realização deste filme.