CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PEDRO MESTRE & CAMPANIÇA TRIO

O ano de 2012 marca para a Viola Campaniça o inicio de um novo ciclo.  Acaba de ser constituída uma nova formação, Pedro Mestre & Campaniça Trio, um grupo que procura manter a tradição e a originalidade da Viola Campaniça.


Constituído por tocadores originários da região está apostado em apresentar ao público o mais genuíno repertório campaniço bem como a mestria do toque desta peculiar viola de arame.
Pedro Mestre, mentor deste projeto, é natural da Aldeia da Sete em Castro Verde. Pedro iniciou-se  no toque da Campaniça aos doze anos, pela mão do mestre Francisco António.
A acompanha-lo estão as violas Campaniças dedilhas por Márcio Isidro e David Pereira e a voz de José Diogo Bento.


Márcio Isidro é originário da Aldeia da Conceição, concelho de Ourique. Ali a campaniça sempre se tocou o que motivou Márcio a aprender o seu toque, junto a Pedro Mestre. Também David Pereira, natural da Estação de Ourique, terra de tocadores,  seguiu  a tradição,  ao frequentar aulas de Viola Campaniça na escola secundária de Castro Verde e mais tarde a continuar a sua formação junto a Pedro Mestre. José Diogo Bento, natural de Panóias, vem de uma família de  mestres tocadores e prosseguindo a tradição familiar é agora aluno de Viola Campaniça.

Esta nova formação projeta a vontade de preservar e divulgar o mais emblemático legado musical da região.