CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DANÇA DAS FITAS │UMA TRADIÇÃO DE ENTRUDO

O Entrudo é tempo de folia e as suas origens são remotas.
Esta celebração está relacionada com antigos cultos pagãos de fertilidade da terra, posteriormente com o catolicismo esta celebração adquiriu outros contornos, pois marca o inicio da Quaresma, um periodo de 40 dias de abstinência que antecede a Páscoa. Por ser um longo periodo de privações, os dias que o antecediam passaram a ser dedicados a grandes festividades.
Folguedos, danças e folias marcam esta celebração que no Alentejo tem grande tradição.
Os bailes são, desde à muito, motivo de encontro entre as comunidades, num tempo em que outros divertimentos não existiam, este era o veiculo por excelência  que contribuia para o estabelecimento de relações dentro e por vezes fora da comunidade.
No Entrudo também se bailava e nas danças de entrudo destacava-se a dança das fitas, dançada como o nome diz em torno de um pau de fitas, o que conferia ao baile um colorido diferente.
No centro do terreiro do baile ergue-se um mastro, de onde pendem fitas de várias cores diferentes. Os pares de dançadores desenham um circulo em redor do mastro e cada pessoa segura na sua fita. Ao ritmo da dança os pares desenham coreografias e num ziguezague de sucessivas passagens as fitas formam uma trança em torno do mastro até que não reste mais fita para entrançar, depois a dança desenha um movimento oposto e as fitas voltam a ficar soltas.
Os bailes de outrora ajudaram a manter tradições, passadas de pais para filhos e de avós para netos.  Hoje para evitar que correm o risco de desaparecer outros agentes procuram ensinar aos mais jovens as tradições das suas regiões.

O Projecto Cante nas Escolas, da responsabilidade da Viola Campaniça Produções Culturais, transmite aos mais novos o saber fazer do tempo dos avós, ensinando o cante a vozes da região e as tradições associadas aos vários ciclos festivos do ano.
Neste Entrudo as nossas crianças de Serpa e Almodôvar dançaram as danças de fitas, aprenderam e gostaram, gostaram muito, a tradição há de continuar....



Este Entrudo, o blog Viola Campaniça Produções Culturais dá-lhe a conhecer a moda O Gato Ferrinho, aqui interpretada por Pedro Meste,  Ana Valadas, José Diogo Bento e David Pereira.