CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

VIOLA CAMPANIÇA NO MUSEU DA RURALIDADE

A Viola Campaniça Produções Culturais, juntou-se à grande festa do Entrudo que por estes dias tomou conta da Vila de Entradas.
Foram muitas as iniciativas que atraíram os foliões, com destaque para  uma programação que  apostou em momentos onde a  tradição foi uma constante.
A marcar o arranque do programa, a inauguração da exposição Viola Campaniça e Outros Cordofones.

Composta por três dezenas de cordofones, na mostra destacam-se alguns exemplares de Violas Campaniças que retratam a história da mais emblemática viola da planície. Podendo o visitante acompanhar a sua evolução e conhecer exemplares de diversos construtores.
Uma produção do Museu da Ruralidade e da Câmara Municipal de Castro Verde a partir de uma ideia original da Viola Campaniça Produções Culturais.

Após a inauguração da exposição realizou-se uma Roda de Tocadores de Viola Campaniça. Foi pequeno o espaço para tantos tocadores e para o público que acorreu a esta iniciativa.


Para coroar este conjunto de iniciativas na segunda-feira a taberna do Museu da Ruralidade acolheu o  Grupo de Violas Campaniças  para uma atuação onde às vozes se juntou a Viola Campaniça ex-libris da região e que o público muito aplaudiu.